quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Ensine as Crianças os Símbolos do Natal

Tradução do Inglês por Tatiana Ginatto Santana - Autor Desconhecido

Tarde numa noite de Natal, eu me afundei cansada, mas satisfeita em minha poltrona. As crianças estavam na cama, os presentes embrulhados, o leite e os cookies esperavam ao lado da lareira pelo Papai Noel. Enquanto eu estava sentada admirando a árvore de natal com seus enfeites eu não pude deixar de sentir que alguma coisa estava faltando. Isso não foi muito antes das minúsculas luzes piscando na árvore me colocarem para dormir.



Eu não sei por quanto tempo dormi, mas de repente eu sabia que não estava sozinha. Abri meus olhos e imagine a minha surpresa quando eu ví o Papai Noel, ele próprio, em pé bem ao lado de minha árvore de natal.
Ele estava totalmente vestido em veludo, da cabeça aos pés, exatamente como o poema o descreve, mas ele não era aquele "velho elfo alegre" das lendas de Natal. O homem que estava diante de mim parecia triste e desapontado. Havia lágrimas em seus olhos.



"Papai Noel, o que há de errado?" perguntei, "Por quê está chorando?"
"São as crianças," respondeu tristemente.
"Mas Papai Noel, as crianças te amam" falei.
"Ah eu sei que elas me amam e elas amam os presentes que trago para elas" disse ele, "mas as crianças de hoje parecem que de alguma forma se esqueceram do verdadeiro espírito do Natal.
Essa culpa não é delas. É que os adultos, muitos deles não tem ensinado a si próprios e esqueceram-se de ensinar as crianças."
"Ensiná-las o quê?" perguntei.
Seu velho rosto tornou-se suave, mais gentil. Seus olhos começaram a brilhar com algo mais do que lágrimas. Ele falou suavemente. "Ensine as crianças o verdadeiro espírito de natal. Ensine-as que as coisa que podemos ver, ouvir e tocar no natal estão aquém do que os olhos podem vislumbrar. Ensine-as os símbolos que estão por trás das despesas e tradições natalinas que agora observamos. Ensine-as o que estas coisas realmente representam."
Papai Noel pegou o seu saco de presentes, tirou de dentro uma pequenina árvore de natal e a colocou sobre minha manta.



"Ensine-as sobre a árvore de natal. O verde é a segunda cor do natal. Sua folhagem imponente de coloração imutável, representa a esperança de uma vida eterna ao lado de Jesus. Suas pontas apontam para o céu como um lembrete que os pensamentos da humanidade deveriam se voltar para os céus também."
Ele novamente se volta para seu saco de presentes e retira de dentro uma Estrela muito brilhante e a coloca sobre o minúsculo pinheirinho.



" A estrela foi o sinal celestial da promessa. Deus prometeu um Salvador para o mundo e a estrela foi o sinal do cumprimento daquela promessa na noite que Jesus Cristo nasceu. Ensine as crianças, que Deus sempre cumpre com suas promessas e que os homens sábios ainda buscam por Ele."
"Vermelho", disse o Papai Noel, "é a primeira cor do Natal." Ele então puxou um Enfeite Vermelho para a pequena árvorezinha.



"Vermelho é profundo, intenso, vivido. Essa é a cor do sangue vivo derramado que flui em nossas veias. Esse é o símbolo do maior presente de Deus. Ensine às crianças que Cristo deu sua vida e verteu seu sangue por elas e que por isso elas podem ter vida eterna. Quando elas virem a cor vermelha, isso deve lembra-las deste maior e maravilhoso presente."
De repente ouvi um tilintar suave e de sua sacola ele retirou um Sino prateado e o colocou na arvore.



"Como a ovelha perdida é guiada seguramente pelo som do sino, ele continua a soar hoje para todos serem guiados de volta ao redil. Ensine às crianças a seguirem o verdadeiro Pastor, que deu Sua vida pelas ovelhas."
Ele colocou uma vela na manta e a acendeu. O brilho suave de sua minúscula vela iluminou todo o ambiente.



"Ensine às crianças que a vela simboliza que Cristo é a luz do mundo e que quando vemos essa grande luz nos relembramos Dele que afasta toda a escuridão.
"Ensine cada criança que deixe sua luz brilhar diante do povo para que a vejam e glorifiquem à Deus.



 É este o simbolismo do Pisca-Pisca que irradiam da árvore como centenas de luzes brilhantes, cada uma delas representando um dos preciosos filhos de Deus, filhos com suas luzes acessas para que todos possam ver."
Novamente Papai Noel se volta para seu saco de presentes e desta vez retira um minúsculo Doce de Natal listrado em vermelho e branco.



Enquanto ele o pendura na árvore, fala suavemente. "O doce em forma de "J" para representar o precioso nome de Jesus que veio à Terra. Isto também representa o cajado do Pastor. A curva do cajado ajuda a trazer de volta as ovelhas perdidas para o rebanho. O Doce é o simbolo de que somos o cuidador de nosso irmão."
Ele então pegou a Folha de Azevinho.



"Ensine às crianças que a planta sagrada representa a coroa de espinhos usada pelo nosso Salvador. As frutinhas vermelhas representam o sangue derramado por Ele."

Search Results

Ele então puxou de sua sacola um Presente e disse:



"Ensine às crianças que Deus amou o mundo de tal maneira que nos deu seu filho amado. Glória à Deus seja dado por seu presente assombroso."
Papai Noel mostrou então uma linda Guirlanda de folhas frescas, perfumadas e amarradas com um vibrante Laço Vermelho.



" O laço nos lembra do vínculo da perfeição, que é o amor. A guirlanda simboliza a natureza real do amor. O verdadeiro amor nunca cessa. O amor é um circulo continuo de afeição."
Ele novamente se inclinou para mostrar então um Anjo.



"Ensine às crianças que foram os anjos que anunciaram as novas de glória do nascimento do Salvador. Eles cantaram 'Glória à Deus nas Alturas', paz na Terra e boa vontade aos homens.' Essas são as coisas que voce deve ensinar às crianças."
Eu perguntei: "Mas aonde é que entra você Papai Noel?" Sem lágrimas mais em seus olhos, um sorriso apareceu em seu rosto.



"Abençoada seja, minha querida" ele riu, "Simbolizo somente à mim mesmo. Eu represento o espírito da diversão em família e da alegria de dar e receber. Se as crianças forem ensinadas todas essas outras coisas não há mal em eu nunca ser esquecido."
"Acho que começo a compreender."
Papai Noel olhou-me e estava satisfeito. Ele olhou novamente para mim e vi que o brilho estava novamente em seu olhar. Ele disse: "Lembre-se, ensine as crianças sobre o verdadeiro significado do Natal e não me coloque no centro...



...porque sou um humilde servo Daquele que é o centro e me prostro para adorá-Lo, nosso Senhor, nosso Deus.
Se você não ensinar as crianças, então quem as ensinará?""

Ele e' o Presente - The Piano Guys


  




  
 
  




Nenhum comentário:

Postar um comentário