sábado, 31 de agosto de 2013

Eu sou Mórmon Porque Eu sou uma Feminista

*Este texto nao e' de minha autoria, e' um texto traduzido do Ingles para o Portugues, traducao amadora, porem me esforcei para deixa-lo o mais fiel possivel ao texto original.
*Link do Texto original em ingles no final do texto.

Escrito por Valerie Hudson Cassler



Eu sou uma conversa à Igreja Mórmon vinda do Catolicismo Romano e ganhei meu testemunho como resultado de experiências espirituais que eu não posso negar. Nessa dissertação, entretanto, eu vou examinar por que razão, como uma feminista, eu continuo uma inabalável membro da Igreja SUD (*sigla para denominar a fé de "A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias", mais conhecidos como ''Mórmons'').
É muito difícil crescer em uma das fés Abraâmicas (Judaísmo, Islamismo e Cristianismo), como eu cresci, e não sair com algumas conclusões bastante desagradáveis sobre as mulheres. Dependendo da religião e seita envolvidas, pode ser ensinado que a primeira mulher era uma mente fraca ou uma assassina e que todas as suas filhas são marcadas por esse fato, que o corpo da mulher é impuro, que Deus quis dizer que as mulheres devem se submeter aos seus maridos e em geral são subordinadas aos homens, e que a divindade é masculina e um masculino solitário (é claro que ecos desses ensinamentos podem ser encontrados em outras fés além da Aramaica).
Depois de décadas estudando a doutrina SUD concernente às mulheres (e cuidadosamente distinguindo isso da cultura SUD entendida e praticada, que em alguns poucos casos contradizem a doutrina), eu tenho me libertado como mulher de errôneas e prejudiciais crenças sobre a mulher que assombram aquelas que cresceram em tradições Abraâmicas. Quão notável e de certa forma irônico isso continua parecendo para mim em ter experimentado a "liberdade das mulheres" pela conversão ao Mormonismo.
Eu irei primeiro rever os pontos principais da doutrina que faz do Mormonismo, em minha opinião, a religião mais feminista de todo o Cristianismo e então proceder com uma recontagem da história do Jardim do Éden pelo ponto de vista do Evangelho Restaurado de Jesus Cristo.
O Evangelho Restaurado de Jesus Cristo ensina que o termo "Deus" significa uma mulher exaltada e um homem exaltado casados no novo e eterno convenio (D&C 132:19-20). Nós somos ensinados que não há Deus sem um homem e uma mulher que amam um ao outro como iguais. O Pai Celestial não é um eterno solteirão; ele é casado com nossa Mãe Celestial. Na verdade, aquele que é um eterno solteirão é Satanás.
Segundo, o Evangelho Restaurado nos ensina que todos nós teremos nossos corpos femininos ou masculinos para sempre. Isto não é uma maldição, mas uma grande dádiva e uma bênção e que cada alma deve provar-se digna para receber. Leitoras mulheres, seus seios, ventres, ovários não são maldições sujas; eles são bênçãos. E o Evangelho Restaurado também me ensina que eu serei casada para sempre e também terei filhos para sempre e que a vida de ser uma mulher casada com o meu escolhido e de estar tendo filhos com ele para sempre é a vida que me trará a maior e completa alegria nas eternidades - como tem sido aqui na Terra.
Terceiro, a doutrina SUD ensina que os homens e as mulheres são iguais perante o Senhor e diante um do outro. "Igual" não significa "idêntico" - por exemplo, dois homens que não são idênticos ainda permanecem como iguais ante um e outro e diante de Deus. Nós
podíamos imaginar um entendimento de igualdade que significa que homem e mulher, apesar de diferentes, podem ser iguais diante de Deus e ante um ao outro? Essa é a visão de igualdade que o Evangelho Restaurado ensina.
Élder L. Tom Perry, um apóstolo da Igreja SUD, falou em 2004: “Não há presidente e vice-presidente na família. Nós temos co-presidentes trabalhando juntos eternamente para o bem de suas famílias. Eles estão em condições de igualdade. Eles planejam e organizam os assuntos de família juntos e unanimemente e continuam em frente." Que incrível visão, especialmente para uma denominação do Cristianismo, muitas das quais acreditam em algum tipo de doutrina de submissão das esposas aos maridos. O evangelho SUD não prega a submissão das esposas.
Em minha opinião, nós não podemos compreender plenamente esta doutrina revolucionária da igreja SUD, a menos que voltemos para a história do Jardim do Éden. Novamente, deixe-nos começar com os três principais pontos de diferença na contagem da história a partir da visão do Evangelho Restaurado.
Número um: o Evangelho SUD não acredita que a queda foi uma grande tragédia. Pelo contrário, nós acreditamos que a queda foi pré-ordenada, que isso aconteceu para o nosso progresso e assim, a queda foi uma bênção. Número dois: o Evangelho Restaurado não acredita que Eva pecou ao partilhar do fruto da primeira árvore, a árvore do conhecimento do bem e do mal. E numero três: Porque o Evangelho SUD não acredita que Eva pecou, nós também não acreditamos que Eva foi punida por Deus em seu papel em comer do fruto, mas ao invés disso foi recompensada.
O Grande Plano de Felicidade concedido aos filhos de Deus determinou que eles deixassem sua casa celestial, recebessem um corpo mortal como uma bênção com um arbítrio pleno por estar separado de Deus e então retornar mais uma vez à sua casa celestial para serem julgados por como usaram seu arbítrio. Ou seja, o plano era de ser um "ciclo", se você aceitasse, isso nos traria de nosso lar celestial para cá e se trilhássemos bem pelo caminho, o plano nos traria de volta ao nosso lar celestial, agora [estaríamos] muito mais parecidos com nossos Pais Celestiais, com muito mais conhecimento, um arbítrio completo, um desejo de escolher o certo, com muito mais do que jamais poderíamos adquirir se nós tivéssemos ficado no céu com uma versão pálida e diluída de arbítrio.    
Somente os filhos poderiam escolher ir [para a Terra], fazendo acontecer a separação de seus pais divinos. E então no Jardim foram colocados um filho e uma filha de Deus e duas árvores. Duas pessoas, duas árvores.
As duas árvores representando caminhos através da jornada do Grande Plano. A Primeira Árvore, a árvore do conhecimento do bem e do mal, simbolizava um caminho que conduz ao céu, e as ordenanças de entrada na mortalidade com um corpo mortal, ganhando um arbítrio completo e tendo a luz de Cristo despertado dentro deles. A Segunda Árvore, a árvore da vida eterna, simbolizava as ordenanças de salvação e exaltação e o caminho de volta ao nosso lar celestial.
Eva foi a segunda a ser criada então, não porque ela derivou de Adão: ela foi a segunda a ser criada para destacar que a partilha do fruto da Primeira Árvore seria uma dádiva para ser determinada pela mulher no Grande Plano. É através da mulher que almas viajam para a mortalidade e ganham seu arbítrio, e em geral é através do carinho da mulher, seu amor e carinho a seus filhos, que a luz de Cristo é despertada dentro de cada alma. E devemos incluir nesta lista de almas Jesus Cristo. Mesmo Cristo, nosso Senhor, foi trazido à mortalidade e velado na carne através do dom da mulher, alimentado no seio de sua mãe, e despertou tudo o que é bom e doce no mundo. As mulheres trazem cada alma através do véu para a vida mortal e arbítrio pleno. É interessante pensar que mesmo Adão, que foi criado antes de Eva, entrou plenamente na mortalidade e com uso pleno do arbítrio aceitando o fruto da Primeira Árvore das mãos de uma mulher. Em certo sentido, o próprio Adão nasceu de Eva.   
Se Eva foi preordenada para dar esta boa dádiva como sua mordomia no Grande Plano, então ela não pecou - e esta é a doutrina SUD. Como o Élder Dallin H. Oaks, um apóstolo da igreja SUD, disse: "Alguns cristãos condenam Eva por seu ato, concluindo que ela e suas filhas são de alguma forma corrompidas por isso. Não os Santos dos Últimos Dias! Informados por revelação, nós celebramos a ação de Eva e a honramos por sua sabedoria e coragem no grande episódio chamado a Queda". Nós acreditamos que nossos Pais Celestiais, e também todos os demais filhos de Deus, estavam felizes e gratos por Eva oferecer seu dom.
Eva, então, não foi a pior entre as mulheres. Eva foi a melhor entre as mulheres! Ela era a mais corajosa, a mais cheia de fé. Isto também foi certo, que o primeiro mortal ao qual o Jesus Ressuscitado mostrou-se não era um homem, era uma mulher. O desempenho de Jesus na Expiação, repagou a fé da mãe Eva no Plano e sua coragem em abrir a porta representada pela Primeira Árvore.  
Amaldiçoou Deus à Eva? Sabemos que a Terra foi amaldiçoada para o bem de Adão e Eva - é isso uma maldição de Adão e Eva? Nos ensinamentos da Igreja SUD, não acreditamos que aquela foi uma maldição destinada a puni-los - foi uma maldição destinada a começar a lei dos opostos que fortalece o arbítrio: a virtude e o vício, o prazer e a dor, luz e trevas, verdade e mentiras (2 Néfi 2:11-13). A Eva foi dito que sofreria no parto - era essa a maldição de Eva? Novamente, pela perspectiva SUD, absolutamente não. Ter filhos, para ser plenamente capaz de usufruir do dom de Eva, é uma das coisas mais satisfatórias da alma na vida da mulher, que ela irá experimentar aqui ou na próxima vida se as circunstâncias a proibirem aqui.
E, em seguida, na Bíblia (versão de João Ferreira de Almeida), nos é ensinado que Eva, como parte de sua punição, seria governada por Adão. É nisso que a igreja SUD acredita? Na verdade não. Élder Bruce C. Hafen, um setenta na Igreja SUD, diz: " Gênesis 3:16 afirma que Adão governaria sobre Eva... usando preceito sobre preceito, Hebreus derruba isso, o qual explica 'reinar com', e não governar 'sobre'... O conceito de parceiros iguais interdependentes é fundamentado na doutrina do evangelho restaurado."
Assim, somente o evangelho SUD entre todas as religiões cristas, não somente afirma que Eva não pecou, mas que ela foi recompensada por sua coragem e sabedoria, e Deus estava assegurando-lhe que, assim que ela cumprisse seu papel no Grande Plano de Felicidade, Adão aceitaria segui-la e ele iria então realizar também seu papel no Grande Plano de Felicidade, e isso lhe daria o direito de governar com ela. Esta é uma doutrina absolutamente revolucionária dentre todo o Cristianismo! 
Que dádiva daria Adão para promover o Grande Plano? A doutrina SUD acredita que Adão e seus filhos dariam o dom do fruto da Segunda Árvore para os filhos de Deus, para aqueles que são dignos de recebê-lo, assim como Eva e suas filhas dão o fruto da Primeira Árvore para todas aquelas que são dignas de participar do mesmo. O Fruto da Segunda Árvore são as ordenanças de salvação e exaltação administrados pelos filhos de Deus. Assim como a porta de entrada através do véu para esta vida é administrada e guardada pelas mulheres, as filhas de Deus, então a porta de entrada através do véu que nos leva de volta para casa é administrada e guardada pelos filhos de Deus. E aqueles que tiverem aceitado o dom da Segunda Árvore dado pelas mãos dos filhos de Deus, passarão por este véu que leva de volta para aquele lugar Celestial, onde poderão estar com seus Pais mais uma vez.
Assim como Adão foi aconselhado a dar ouvidos a Eva e receber o fruto da Primeira Árvore, Eva é aconselhada por Deus a dar
ouvidos a Adão aceitando o fruto da Segunda Árvore. Seriamos negligentes se não víssemos que havia dois ouvintes, duas dádivas, dois dons recebidos e duas mordomias.
Isto significa que o sacerdócio, no entendimento SUD, não é dado mais aos homens e negado as mulheres. O Sacerdócio é o aprendizado do homem para se tornar um pai celestial, e isto é claro pela doutrina SUD, que as mulheres têm seu próprio aprendizado para se tornarem como suas mães celestiais. As ordenanças - e estas são ordenanças- de corpo e de arbítrio - gravidez, parto, amamentação - as ordenanças espirituais da Primeira Árvore não são menos poderosas ou espirituais que as ordenanças da Segunda Árvore. As mulheres têm seu próprio poder divino.
Alguns têm erroneamente achado que a Igreja e seus líderes masculinos presidem sobre os membros da família, e que isto significa que de alguma forma os homens governam sobre as mulheres. Nada poderia estar mais longe da verdade. O Evangelho Restaurado nos ajuda a ver que a Igreja é intencionada a ser uma grande dádiva às famílias. A Igreja, então, é mais uma auxiliar para a família que se estende sob o Plano Eterno. O Élder Jeffrey R. Holland, um apóstolo da Igreja SUD, disse: "Pode haver alas e estacas no céu - Eu não sei nada sobre elas - ou bem deve ter mais alguma outra organização que nós não sabemos muito a respeito. O que nós sabemos que existirá no céu são famílias. E mais do que tem sido revelado sobre nossa vida após a morte, ou nossa vida eterna, ou vida celestial, centra-se na organização da família...". A família é uma organização divina, e nós sabemos pela doutrina SUD que na família, homens e mulheres reinam como iguais. O Presidente James E. Faust, da Primeira Presidência da Igreja SUD, disse: "Cada pai é para sua família um patriarca e cada mãe uma matriarca, como coiguais em seus papéis distintos de pais." Repare a constância, novamente, como iguais.    
Eu continuo um membro firme da Igreja Mórmon porque pela primeira vez na minha vida eu entendo por que não é uma maldição ter nascido mulher e, como isto pode ser dito seriamente, que homens e mulheres estão diante de Deus e diante um do outro como verdadeiros iguais. Eu entendo agora que mulheres devem ter alegria (2 Néfi 2:25). E, por mais estranho que possa parecer para alguns, eu acredito que um dos atos mais profundamente feministas com o qual alguém pode se comprometer é compartilhar o Evangelho Restaurado de Jesus Cristo com os outros. O Evangelho Restaurado não somente restaura as relações entre o homem e Deus, mas as relações corretas entre homens e mulheres, tornando estas as mais fortes, a mais avançada força para as mulheres no mundo de hoje.  

http://mormonscholarstestify.org/1718/valerie-hudson-cassler